INSS
NOVO CARTÃO BENEFICIÁRIO DO INSS: VEJA OS BENEFÍCIOS QUE O GOVERNO VAI DAR
#inss #aposentadosepensionistas #cartaodobeneficiario
Cartão que unifica diversos benefícios sociais será lançado em março, anuncia Lupi. Aposentados e pensionistas devem receber ‘cartão do beneficiário’ em março, promete Lupi. Ministério da Previdência reunirá Caixa e BB para lançar ‘cartão do beneficiário’
Além de facilitar o acesso a serviços, a ideia é que os clientes recebam descontos de parceiros que fechem convênios com as instituições.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que pretende lançar em março o chamado “cartão do beneficiário”, que oferecerá vantagens a aposentados, pensionistas e segurados da Previdência.
O projeto está sendo desenvolvido com Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Além de facilitar o acesso a serviços, a ideia é que os clientes recebam descontos de parceiros que fechem convênios com as instituições.
Lupi se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para falar sobre o cartão. Ele também tenta viabilizar o uso do dispositivo para unificar alguns benefícios, como o passe de ônibus e metrô, em todo o país.
Após o lançamento da parceria com BB e Caixa, a ideia é estender o projeto às instituições privadas.
A reunião com Haddad também tratou, segundo relato de Lupi, da regulamentação do trabalho por aplicativo. O tema também envolve o Ministério do Trabalho e Emprego.
‘Cartão do Beneficiário’, que deve concentrar direitos como passagens gratuitas de ônibus e metrô com validade em todo território nacional. Outros benefícios na lista incluem descontos em farmácia e passagens aéreas.
A unificação de diversos benefícios sociais em um único cartão atende exclusivamente os segurados da previdência social, como aposentados e pensionistas, ou quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto está sendo desenvolvido pelo governo em parceria com o Banco do Brasil (BB) e com a Caixa Econômica Federal.
— É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. (O Beneficiário) Vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional — afirmou Lupi.
Segundo o ministro, BB e Caixa vão operacionalizar uma espécie de carteira de descontos, com novos benefícios, além de centralizar os direitos já garantidos, como passagens gratuitas em transporte público ou entrada em cinemas e shows. O ministro cita desconto em farmácias conveniadas, em passagens aéreas e em hotéis.
— Nós queremos avançar até março (com BB e Caixa), depois nós vamos para os bancos privados. Isso gera um paradigma dos dois bancos públicos, que são muito fortes nessa área (social), para que os bancos privados também façam isso — diz.
Fonte: valor econômico