Fale Conosco

EU VI NA TV

Novela da desoneração da folha de pagamento pode causar insegurança jurídica? Veja análise

NOVELAS

Novela da desoneração da folha de pagamento pode causar insegurança jurídica? Veja análise

O acordo entre governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Congresso Nacional sobre a desoneração da folha de pagamento pode não significar o fim da novela sobre o assunto. O jornalista Afonso Benites, editor-executivo do SBT News em Brasília, faz análise desse tema no Brasil Agora desta sexta-feira (17).

“Está se criando insegurança jurídica”, aponta Benites. O acordo mantém a desoneração até o fim de 2024. E há intenção de discutir reoneração gradual a partir de 2025. Mas, segundo o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), isso depende de uma decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu que a Corte suspenda, por 60 dias, a ação que questiona a prorrogação da desoneração para empresas de 17 setores até 2027. Agora, o acordo também inclui os municípios no mesmo pedido.

“O Supremo decidiu que não deveria caminhar esse projeto de lei porque o Congresso, em nenhum momento, indicou qual a fonte de renda. Zanin sustentou decisão dizendo que Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que seja indicada uma fonte de renda”, lembra Benites sobre a suspensão da desoneração por decisão liminar do ministro Cristiano Zanin, do STF, a pedido do governo.

“Passando olhos no projeto que está no Congresso agora e conversando com pessoas por dentro da discussão, essa fonte de renda continua sem estar delimitada no projeto. Ou seja, alguém pode questionar no Supremo de novo. Não tá claro ainda o que vai ser feito. Tem de esperar esse projeto de autoria de Efraim Filho e que será relatado por Jaques Wagner. Pra ver de que maneira conseguem mudar o projeto de lei para que a desoneração de fato continue”, explica.

Saiba mais em https://www.sbtnews.com.br
#noticias #brasil #sbtnews


To Top

Se supere na cama Conheça já

Maximizador em gel, prazer absoluto

EU QUERO

×